PETR4 - - VALE3 - - ITUB4 - - BBDC4 - - WEGE3 - - IBOV - -
🤖 IA

Paulo Serra desiste de candidatura ao governo de SP e anuncia pré-candidatura federal

🕐 22/06/2026 às 06:01 👁 1 visualizações
Paulo Serra desiste de candidatura ao governo de SP e anuncia pré-candidatura federal
O presidente da Executiva Estadual do PSDB de São Paulo anunciou neste domingo que não disputará o governo paulista em 2026, optando por concorrer a deputado federal.

Paulo Serra, presidente da Executiva Estadual do PSDB de São Paulo e ex-prefeito de Santo André, anunciou neste domingo sua desistência em disputar o governo do estado nas eleições de 2026. Em seu lugar, o tucano anuncia oficialmente sua pré-candidatura a deputado federal.

Em nota divulgada ao anunciar a decisão, Serra explicou os motivos por trás da mudança de planos. "Após um amplo processo de reflexão, de diálogo e de avaliação sobre o atual momento político e sobre a forma como posso contribuir de maneira mais efetiva com São Paulo e com o Brasil, tomei a decisão de não disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026", afirmou.

Ao anunciar sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados, Serra reforçou seus compromissos políticos. "Anuncio oficialmente minha pré-candidatura a deputado federal. Quero levar para o Congresso Nacional aquilo que aprendemos e colocamos em prática ao longo dos últimos anos: planejamento, responsabilidade fiscal, inovação, eficiência administrativa e, acima de tudo, compromisso com as pessoas", declarou.

A viabilidade da pré-candidatura de Serra foi condicionada à formação de uma aliança partidária, conforme informações divulgadas anteriormente. O PSDB intensificou diálogos com outros partidos para viabilizar sua candidatura à Câmara. Dirigentes partidários viam Serra como um forte puxador de votos para a Casa Legislativa.

A situação para uma eventual candidatura de Serra ao Palácio dos Bandeirantes se complicou após Solidariedade e PRD declararem apoio à reeleição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Também contribuiu para a decisão a desistência do deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP) de disputar o governo estadual.

Com os recuos de Serra e Kim Kataguiri, a disputa pelo governo de São Paulo nas eleições de 2026 conta, até o momento, com dois pré-candidatos: Tarcísio de Freitas, buscando a reeleição, e o ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), que desafia o atual incumbente.

💬 Comentários
Seja o primeiro a comentar.
Fontes
🔗 Exame (fonte principal) 🔗 Money Times: Tucano Paulo Serra desiste de governo de SP e anuncia pré-candidatura a deputado

Conteúdo reescrito pelo Pense Mercado com base nas fontes acima. Não constitui recomendação de investimento.

📰 Notícias relacionadas
🤖 IA
Exxon Mobil recebe upgrade do BofA; setor de energia vê múltiplas elevações de preços-alvo...
22/06/2026
🤖 IA
EasyJet rejeita três ofertas de aquisição da Castlelake...
22/06/2026
🤖 IA
Abelardo De la Espriella vence eleição presidencial na Colômbia...
22/06/2026
🐛
🐛 Reportar Erro / Bug

Descreva o erro que encontrou. Isso nos ajuda a melhorar o Pense Mercado.